5-cuidados-basicos-ao-cuidar-da-saude-do-pet-que-voce-deve-seguir-a-risca.jpeg

Quando o assunto é saúde, você já sabe: é preciso alerta total! Visitamos o médico regularmente para exames de rotina, ficamos atentos aos sinais físicas apresentados por nós mesmos e nossa família, e tomamos uma série de cuidados básicos para a manutenção do bem-estar.

Entretanto, você já parou para pensar que nossos bichinhos de estimação também precisam desses cuidados? Isso mesmo! Há uma série de recomendações que devem ser seguidas à risca para que eles se mantenham sempre saudáveis e bem dispostos. No post de hoje, conheça quais são os 5 cuidados básicos ao cuidar da saúde do pet. Continue a leitura!

1. Mantenha a vacinação em dia

O primeiro cuidado essencial para cuidar da saúde do pet é um dos mais falados, mas mesmo assim muitos donos de animais esquecem de colocá-lo em prática. Existe uma série de doenças que podem acometer cães e gatos, mas que podem ser facilmente evitadas com a administração da vacina correta e no tempo certo.

Portanto, é fundamental manter a vacinação do seu animal em dia. Nos cães, as vacinas mais comuns são as polivalentes (tipo V8 e tipo V10), a antirrábica e as de prevenção à gripe canina. Já nossos amigos felinos devem tomar as vacinas V3 e V4.

O que parece ser um alto investimento é, na verdade, um pequeno preço a pagar pela saúde e segurança do pet. A devida vacinação dos animais de estimação é tão importante que, em muitos municípios brasileiros, a vacina contra a raiva é obrigatória por lei.

2. Marque exames periódicos

Assim como os seres humanos, nossos animais de estimação precisam realizar exames periódicos para avaliar seu estado de saúde e identificar doenças precocemente. Um dos mais importantes é o exame de fezes, devido à grande ocorrência de vermes que podem apresentar riscos para a família toda.

As zoonoses, por exemplo, são parasitas que podem ser transmitidos dos bichos para as pessoas. Entre os mais comuns estão o Dipylidium caninum, o Ancylostoma spp. e o Toxocara spp. Fique atento: mesmo que seu pet não saia de casa, ele pode contrair alguns desses parasitas ao se alimentar de alimentos crus, como ovos, carne bovina e suína ou animais mortos. Ele também pode ser contaminado pelos sapatos dos donos!

É somente a partir dos exames que o tratamento adequado, como a vermifugação, poderá ser realizado.

3. Faça a higiene correta do pet

Por mais que ele odeie, manter o banho do seu bichinho de estimação em dia é essencial! É muito mais agradável ter um pet cheirosinho e limpinho e, além disso, a higiene correta é fundamental para a manutenção da saúde do seu amigão.

A tosa, muitas vezes vista apenas como recurso estético, também dificulta a formação de nós em pelos mais longos. Neles, poderia haver acúmulo de sujeira e, consequentemente, a aparição de fungos e bactérias. Use os produtos adequados para o seu pet e fique atento ao período recomendado entre um banho e outro.

4. Preste atenção na alimentação

Há uma série de alimentos cujo consumo não é recomendado para cães e gatos, podendo causar enjoo, irritação, vômitos e até a facilitação do aparecimento de algumas doenças. Portanto, siga sempre as recomendações do seu veterinário e administre a alimentação de forma correta para seu bichinho, levando em consideração suas especificidades e necessidades nutricionais.

5. Cuide da saúde do pet constantemente

Todos os cuidados mencionados acima são fundamentais para a saúde do animal de estimação. Portanto, a última dica é: você deve cuidar da saúde do pet constantemente! Não esqueça de nenhuma informação importante e não deixe nada para depois. Faça o controle da administração das vacinas, leve-o ao veterinário e mantenha seus exames em dia. Não descuide-se da saúde do seu bichinho!

Para ajudar você com isso, hoje, o mercado traz várias opções de sistemas tecnológicos para auxiliar nos cuidados com o animal. Esses sistemas reúnem em um só lugar todas as informações necessárias sobre seu pet, permitindo que você os mantenha sempre felizes e saudáveis!

Agora que você já conhece as recomendações básicas para cuidar da saúde do pet, não deixe de ler também o nosso artigo sobre as 5 doenças mais comuns em cães e gatos!

4 Replies to “5 cuidados básicos ao cuidar da saúde do pet que você deve seguir à risca”

Deixe seu comentário