7 dicas para ensinar seu pet a fazer as necessidades no lugar certo

7 dicas para ensinar seu pet a fazer as necessidades no lugar certo

Se seu cachorrinho ainda não sabe o local correto de fazer suas necessidades, você certamente já passou por situações bem desagradáveis, não é? Famílias que moram em apartamento ou casa sem varanda ou quintal costumam sofrer ainda mais com essa situação. Mas calma, nada está perdido! Algumas técnicas podem contribuir para que o seu cachorrinho aprenda o espaço certo de fazer xixi e cocô.

Antes de começarmos, vamos destacar duas coisas muito importantes. Primeiramente, tenha paciência! O seu cãozinho está apenas seguindo seus instintos: mais do que uma necessidade fisiológica, essa é a maneira que eles usam para marcar território. O segundo ponto é: adestre seu cão enquanto ele ainda é filhote! Depois de adulto, fica bem mais difícil ensinar novos hábitos.

Quando você ensina com carinho e dedicação, sempre obtém resultados mais satisfatórios. Dito isso, vamos às técnicas para ensinar seu cachorro a fazer as necessidades no lugar certo. Continue a leitura!

Invista em produtos úteis

Em pet shops, você encontra dois tipos de produtos para te auxiliar na missão de ensinar o seu pet qual é o lugar correto de fazer as necessidades. Um pode ser usado no banheiro do cãozinho, ou seja, no ambiente onde você pretende que ele faça xixi e cocô. Com um odor que lembra o da urina do próprio cachorro, esse produto estimula o olfato aguçado do animal para que ele compreenda que aquele é o espaço certo. Outra opção é um produto que deve ser borrifado onde ele NÃO deve fazer suas necessidades, funcionando como uma espécie de repelente.

Recompense-o quando ele acertar

Todas as vezes em que seu cãozinho fizer xixi ou cocô no lugar certo, demonstre sua satisfação e recompense-o com elogios e biscoitinhos. Dessa maneira, ele associará o ato de fazer as necessidades corretamente com as recompensas e, assim, fará isso muito mais vezes.

Ajude-o no processo de aprendizagem

Quando você perceber que seu pet vai começar a fazer as necessidades em um local inadequado, leve-o ao ambiente certo para que ele termine lá. Logo depois, lembre-se de elogiá-lo e recompensá-lo!

Mantenha a rotina do pet

Depois de definir onde será o banheiro do seu cachorro, mantenha esse lugar pelo máximo de tempo possível — dessa forma, há menos chances que ele erre. Além disso, estabeleça horários para que ele coma e beba água, pois manter uma rotina linear é importante para que ele compreenda as regras.

Molhe o jornal

O jornal que você usar para cobrir o chão onde o cachorro fará suas necessidades deve estar, preferencialmente, molhado. O barulho que o jornal seco faz ao ser rasgado é tentador demais para o seu cãozinho e, sem dúvida, ele vai querer rasgá-lo sempre que possível só para ouvi-lo.

Não compare seu pet com os outros

Assim como acontece com os humanos, cada cãozinho tem seu ritmo para aprender. Por isso, não cobre que ele aprenda imediatamente tudo que você ensinar só porque o cachorrinho da vizinha fez isso. Tenha paciência! Com dedicação e carinho, rapidinho ele estará fazendo tudo certo.

Não bata ou grite caso ele erre

Além de deixá-lo nervoso, bater no cachorro ou gritar com ele pode gerar comportamentos ainda mais inadequados do que fazer as necessidades fora do local determinado. Portanto, jamais faça isso!

 

E então, como anda o treinamento do seu cãozinho? Conhece algum amigo que também está passando pelo processo de ensinar seu cachorro a fazer as necessidades no lugar certo? Compartilhe este post nas suas redes sociais e divida nossas dicas!

Deixe seu comentário