Animal perdido como recuperar o seu pet

Animal perdido como recuperar o seu pet

Perder o animal de estimação é uma verdadeira tristeza para muitas pessoas, mas, eventualmente isso pode acontecer, não é mesmo? Seja por descuido ou por mero acaso, é preciso saber como lidar com a situação e recuperar o animal perdido ou até aprender a evitar que ele se perca.

Para saber algumas dicas sobre como fazer isso e não ter suas ações de procura bloqueadas por sentimentos de medo e saudades, leia este post e tome nota!

Faça um mutirão de procura

Nas primeiras horas que o seu animal se perdeu, a melhor solução ainda é fazer o tradicional mutirão no bairro, principalmente nas primeiras 24 horas depois do desaparecimento.

Como ele ainda não deve ter ido muito longe, você pode olhar nas ruas próximas de onde você mora e checar se ele passou ou foi visto por lá. Pergunte para seus amigos, vizinhos ou qualquer outra pessoa que passe regulamente pela rua mostrando uma foto recente do animal perdido.

Publique na internet pedindo compartilhamentos

A internet tem um grande poder de virilizar as coisas e não é diferente no caso de desaparecimentos. Já existem diversos casos de pessoas que compartilharam e logo depois encontraram seus pets, tudo isso porque contaram com a ajuda de muitos amigos virtuais que se mobilizaram a “ficar de olho” no fujão. Você pode publicar em sites específicos e nas redes sociais, como Facebook e Twitter.

Visite clínicas veterinárias

Se ainda assim não encontrar o seu pet, não hesite em procurar em clínicas veterinárias da sua cidade. Muitas pessoas que encontram animais perdidos acabam levando para as clínicas para uma checagem rápida se está tudo bem e se alguém o está procurando.

Então não tenha vergonha de perguntar, levar fotos e descrever detalhe por detalhe como seu animal é, afinal, mesmo que ele ainda não tenha passado por lá, eles conseguem distinguir caso apareça depois.

Espalhe fotos sempre que possível

Divulgar fotos é outra maneira muito eficiente de encontrar seu pet. Essa é uma maneira de fazer com que as pessoas reconheçam e associem o animal a você. Além disso, você pode fazer anúncios com as fotos, telefone e endereço, assim eles te encontram com mais facilidade.

Mas não se esqueça de verificar em quais pontos podem ser fixados. Padarias e farmácias locais são bons pontos de fixação pois concentram grande movimentação de pessoas do bairro.

Ofereça uma recompensa

Para estimular as pessoas a devolverem seu animal, você pode oferecer uma recompensa. É claro que isso depende das suas condições, portanto, não prometa nada além da sua realidade. Outro ponto importante é explorar o lado emocional, divulgando o amor que você tem pelo pet e como será difícil conviver com o fato de tê-lo perdido.

Por fim, tão ou mais importante que reencontrar o animal, é evitar que ele se perca, certo? Para isso, não se esqueça de oferecer um bom ambiente, fazendo com que ele se sinta em um lar e não queira fugir.

Ainda assim existem alguns cães que têm a personalidade mais desbravadora e podem querer fugir. Nesse caso, tenha mecanismos em casa que bloqueiem essa fuga, como grades, por exemplo.

E sempre que encontrar um animal perdido, pense que é bem provável que seu dono esteja procurando por ele. Tente levá-lo a um centro veterinário mais perto ou fotografe e coloque informações nas redes sociais facilitando esse reencontro!

Se você tem mais alguma dica para compartilhar ou quer contar como foi a sua experiência de reencontrar o seu pet, deixe um comentário e compartilhe suas experiências com outros amantes de pets!

Deixe seu comentário