Gato na areia sanitária

Gato na areia sanitária

Ao chegarmos ao supermercado ou pet shop, nos deparamos com diferentes tipos de areias sanitárias para gatos. Diante de tantas possibilidades, é comum ter dúvidas quanto a qual é a mais indicada para o nosso pet, não é mesmo?

Por conta disso, listamos neste post os principais tipos de areia para a caixa do seu gato para ajudá-lo a conhecê-las melhor. Confira:

Tipos de areias sanitárias para gatos

Areia de sílica de microcristais

A areia de sílica de microcristais tem ótima qualidade, durando por mais tempo e segurando melhor o odor das necessidades do gato. No entanto, ela é mais cara do que as outras areias.

Caso você tenha poucos gatos em casa, ela pode ter um bom custo-benefício, pois o ideal é que ela seja trocada semanalmente.

Areia de sílica de bolinhas

Apesar de ter as mesmas vantagens da areia de sílica de microcristais e ser muito confortável para as patas do felino, a de bolinhas apresenta algumas desvantagens. Como ela é mais fina, é bastante comum que o animal ao pisá-la a espalhe pelo chão.

Areia à base de farinha de mandioca

Essa é uma opção natural e bastante barata. No entanto, pode, sim, fazer a maior bagunça em sua casa, pois os grãos fininhos da areia grudam na pata do felino e se espalham por onde ele for.

Areia granulada com perfume

A areia granulada com perfume é uma das mais fáceis de ser encontrada. Muito prática, assim que o gato faz xixi se formam pequenos blocos de areia, o que torna mais simples a retirada dos dejetos. Quando isso acontece, ela também libera um perfume para sobrepor o odor exalado pela urina do gato — o que faz com que tenha um preço mais alto.

No entanto, é importante observar se o seu gato não desenvolve algum tipo de alergia a esse perfume.

Madeira

Feita de pequenos pedaços da madeira pinus, uma das principais vantagens desse tipo de areia é que ela é biodegradável. Além disso, tem um custo acessível e não provoca tanta alergia.

Porém, apesar da boa capacidade de absorção, ela deve ser peneirada diariamente — o que pode não ser tão prático para quem passa o dia fora de casa.

Pedras minerais

As pedras mineiras apresentam diferentes benefícios, como baixo custo, fácil limpeza e a possibilidade menor de provocar alergia no gato.

Apesar de apresentar essas qualidades, ela não segura com tanta eficácia o odor, o que torna necessário uma frequência maior de limpezas na caixa.

Areia comum

Areia encontrada nas praias também pode ser usada na caixa do seu gato — desde que você saiba a procedência e tenha a certeza de que não tem algum fungo ou bactéria.

No entanto, o que poderia ser uma solução prática e barata, não conta com tantas vantagens, já que ela não absorve com facilidade a urina ou segura o odor dos dejetos do animal. Consequentemente, sempre que o gato sujar a caixa é preciso limpá-la e lavá-la por completo.

Granulada à base de argila

Assim como a granulada com perfume, esse tipo de areia é muito fácil de ser encontrada. Tem um preço camarada e absorve a urina com qualidade — que forma bolinhas secas ao entrar em contato com a areia. Por conta disso, ela dificilmente se espalha ou gruda na pata do felino.

Agora que você conhece melhor os principais tipos de areias sanitárias para gatos, esperamos que você se sinta mais preparado para escolher a ideal para o seu felino!

Se você quer mais dicas, cuidados com a saúde e bem-estar do seu pet, siga a gente nas redes sociais! Estamos no Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn e YouTube!

Deixe seu comentário