Cachorro no sofá

Cachorro no sofá

O seu cachorro destrói tudo o que vê dentro de casa? Saiba que esse é um comportamento normal, principalmente nos primeiros anos de vida do seu pet. Isso acontece, pois ele está reconhecendo o ambiente e os objetos que estão à sua frente. Mas não é por ser algo natural, que você vai ficar de braços cruzados esperando que o seu cãozinho destrua tudo, não é mesmo?

Para auxiliar você a proteger sua casa e seu animal das consequências desse mau comportamento, separamos algumas dicas. Se colocadas em prática, elas podem evitar que o seu cãozinho destrua seus móveis e objetos pessoais e ainda te ajudam a entender um pouco mais o seu filhinho de quatro patas. Confira!

Entenda o motivo do comportamento do seu pet

Não é apenas o instinto natural que faz com que o seu bichinho tenha vontade de morder tudo o que vê pela frente. Existem outros motivos por trás desse comportamento, como: ficar muito tempo sozinho em casa, ficar trancado em um cômodo sem interação com a família e outros animais, não ser levado para passear, tédio, ansiedade e até mesmo o nascimento de novos dentinhos, como acontece com os bebês humanos. Investigando as causas, você vai saber a melhor forma de condicioná-lo a abandonar o hábito de morder seus objetos e móveis.

Leve o cãozinho para passear diariamente

Por mais que o animal tenha vários brinquedos, é importante levá-lo para passear diariamente. O seu cãozinho precisa gastar toda a energia que acumula durante o dia, evitando que ele use essa energia roendo seus móveis. Separe também um tempinho para brincar com seu pet ao ar livre, em um local seguro. Seu cãozinho vai ser muito mas saudável e feliz!

Guarde os objetos que não devem ser mordidos

Na dúvida, sempre é melhor prevenir. Por isso, tire do alcance do animal todos os objetos que podem ser pegos por ele, como chinelos, sapatos, controles de televisão, almofadas e tudo o que atraia o seu cãozinho. Pelo menos até que você saiba controlar o comportamento dele, é melhor não deixar que ele faça mais “vítimas”.

Use sprays específicos nos móveis

Existem no mercado alguns sprays que servem para evitar que o animal morda os móveis. Eles possuem um sabor desagradável para o paladar do cachorro e faz com que eles sejam repelidos quando colocam a boca no local que recebeu o spray. Essa técnica costuma funcionar bem e com o tempo o animal vai passar a associar aquele móvel com o sabor amargo, desistindo de mordê-lo. O ideal é espirrar o produto nos locais alvo do seu pet diariamente.

Chame a atenção, mas sem gritar

Se o seu cachorro estiver mordendo seus móveis e objetos para chamar a sua atenção, gritar não vai resolver o problema. Afinal, quando você está gritando com ele, significa que conseguiu o que queria: a sua atenção. Por isso, quando você o pegar no flagra, chame a sua atenção e deixe claro que o que ele está fazendo é errado, mas tente distrai-lo com outra coisa em vez de gritar e fazer ameaças.

Deixe alguns brinquedos sempre ao alcance do seu cachorro

Essa é uma das dicas mais eficazes. Compre alguns brinquedos que foram feitos para chamar a atenção do animal e satisfazer a sua necessidade de morder. Deixe esses brinquedos espalhados pela casa, principalmente perto dos móveis que ele costuma atacar.

Sempre que você ver o animal mordendo algo que não deve, ofereça um brinquedo. Se você notar que ele está com os dentinhos nascendo, pode deixar um dos brinquedos na geladeira e oferecê-lo geladinho. Isso ajuda a aliviar o incômodo sentido pelo animal.

Agora que você já sabe como controlar o seu cachorro que destrói tudo, siga nossas páginas no facebook e instagram e confira outras dicas relacionadas ao mundo animal!

Deixe seu comentário