Dicas de banho em gatos

Dicas de banho em gatos

O gato é um dos animais de estimação mais limpos que existem: lambem-se para limpar os pelos e arranham as mais diversas superfícies para afiar as unhas.

No entanto, com a poluição dos dias atuais, é muito comum que os pelos se encham de poeira e que a queda natural da pelagem morta não aconteça. Por isso, em uma frequência razoável, é recomendável que seu felino tome um banho para garantir sua higiene.

Não imagina seu amigo peludo ficando calmo nessa situação? Pretende comprar uma roupa de borracha para evitar arranhões? Nada disso! Veja, agora, as nossas 9 dicas de como dar banho em gatos sem estressá-los, evitando acidentes.

Acostume-o desde filhote

Para que seu gato não tenha medo da hora do banho, o ideal é acostumá-lo desde filhote. No início, coloque o seu gatinho em uma banheira com um centímetro de água. Faça esse procedimento uma vez por semana ou duas vezes por mês até que ele se sinta confortável. Aumente a quantidade de água gradativamente até que seu gato aceite ficar imerso em dez centímetros. Essa técnica ajuda muito, mas os resultados podem surgir em semanas ou em meses. Tenha paciência.

Esgote as energias do seu gato

Não adianta querer colocar seu gato na banheira quando ele estiver muito agitado e alerta. É fuga e estresse na certa! Antes de dar um banho nele, brinque muito e deixe-o bem cansado. Uma boa hora é após a refeição, quando eles ficam mais preguiçosos.

Observe as unhas do bichano

Um gato que não está acostumado a tomar banho vai evitar entrar na água, então tenha certeza de que as unhas estão bem aparadas. Isso vai evitar que você se machuque e que se estresse.

Prepare a pelagem

Antes de colocar o bichano para tomar banho, escove-o primeiro. Além de ele adorar o carinho e ficar mais calmo, vai evitar que os pelos precisem ser desembolados enquanto estiverem molhados.

Tenha tudo à mão

Não pense que seu gato vai ficar imerso em uma banheira de espumas enquanto você vai até o armário buscar as toalhas. Antes de iniciar o banho, providencie toalha, xampu e secador (se for utilizar) – caso contrário, ele vai fugir e molhar a casa toda.

Prepare o local do banho

Se o seu gato perceber que o banho está próximo, vai se esconder. Portanto, prepare o lugar com a porta fechada e sem que ele veja. Na banheira ou no box, coloque um tapete antiderrapante ou uma toalha para que ele não escorregue e se assuste.

Use xampu para gatos

Produtos feitos para humanos ou para cães podem parecer funcionar, mas certamente sobrarão resíduos e seu gato vai engoli-los. Os produtos pensados exclusivamente para felinos evitam que as substâncias encontradas no xampu ou condicionador façam mal para seu amigo.

Molhe-o da cabeça para baixo

Procure lavar a cabeça, focinho e orelhas do seu gato com uma toalhinha úmida. Isso vai evitar estresse e que a água entre em seu ouvido.

Seque-o muito bem

Embora a secagem natural seja a mais indicada, nem sempre é possível – pelo frio ou para evitar que a sujeira grude no pelo molhado. Por isso, um secador é uma ótima pedida. Mas nada de fazer uma “escova” nele! Use a menor temperatura e a menor velocidade. Também fique atento para que o aparelho não esteja próximo à pele do felino.

Gostou das nossas dicas de como dar banho em gatos? Sente-se mais seguro? Passa por poucas e boas quando resolve colocar o gatinho na banheira? Tem alguma dica diferente das apresentadas aqui? Comente no post e divida suas histórias com a gente!

2 Replies to “9 dicas de como dar banho em gatos”

  1. Nossa fiquei muito contente, adotei um gatinho SRD que meu Shitzu Zug, trouxe de dentro do jardim (a mãe deu cria aqui levou os outros e abandounou ele). Eu segui tudo isto o Joke gosta do banho (como todo gato fica assustado nos primeiros minutos) mas depois ele curte. ^..^(__)~~

Deixe seu comentário