dicas e cuidados para quem tem gatos em apartamentosOs gatos são conhecidos por serem ariscos e sedutores, mas eles também são afetuosos com seus donos, se adaptam a qualquer espaço e gostam de limpeza. Por isso, os bichanos são os animais mais indicados para quem deseja ter um pet em apartamento e tem uma vida agitada, trabalha fora e tem pouco espaço: os felinos ficam bem sozinhos e não fazem tanta bagunça.

Porém, criar os gatos em apartamentos exige alguns cuidados que, quando tomados, podem ajudar seu pet a crescer saudável e feliz.

Acompanhe nossas dicas e cuidados para manter seu gato feliz e confortável e seu apartamento intacto! Confira!

Fique de olho na segurança dos gatos em apartamentos

Os felinos são conhecidos como caçadores e esse instinto ainda permanece nos gatos, mesmo que eles sejam uma espécie domesticada.

Caso ele aviste algo lá fora que chame sua atenção, seu instinto o fará pular, não importa o andar que esteja. Por isso, é preciso proteger todas as janelas com telas de proteção, para evitar que a curiosidade do bichano cause um acidente.

Reserve um espaço para a caixinha de areia

Por menor que o apartamento seja, sempre é possível encontrar um espaço limpo e tranquilo para que o gato possa fazer suas necessidades. Conhecidos por serem animais que prezam pela higiene, saiba que os bichanos não ficarão felizes se você deixar o número 2 na caixinha de areia por dias e dias, portanto, limpe sempre o local para que ele continue fazendo suas necessidades ali.

Separe o local das refeições e a caixa de higiene

É importante que a caixa de areia fique longe da comida, pois os gatos não gostam de fazer as necessidades no mesmo ambiente que comem. Uma dica é deixar a caixinha de areia na lavanderia ou na varanda e a comida na cozinha.

Evite também ficar trocando os potes de refeição e a caixa de areia de lugar; os gatos são animais territoriais e metódicos, e por isto gostam de manter a rotina com tudo no lugar em que foram acostumados.

Estimule a caça e a diversão

Os gatos adoram passear pelos cantos da casa e se enfiarem em buracos inexplorados. Estimular esse instinto caçador é muito importante para a saúde do gato.

Para entretê-lo, instale nichos e prateleiras em lugares altos que ele possa subir sem danificar nenhum objeto de decoração. Pode demorar um pouco até que ele se acostume com os novos itens, mas depois que a desconfiança for embora, será só diversão.

Ofereça brinquedinhos para salvar seus móveis

Outra forma de deixar seu gato feliz em um apartamento é dar brinquedos para que eles gastem sua energia. Um gato pode dormir de 16 a 20 horas por dia, mas quando acordam gastam muito tempo correndo e brincado, e se não tiverem brinquedos, brincarão com seu sofá, os pés da sua cadeira e tudo mais que encontrarem pela frente.

Por isso, não economize em arranhadores, brinquedos especiais, ratinhos de plásticos e bolinhas para seu felino. E não jogue fora os que estiverem velhos e desgastados! Gatos se apegam muito aos seus objetos!

Manter gatos em apartamentos é uma tarefa gostosa e apaixonante. Além destas dicas, nunca se esqueça de que seu bichano tem um carinho especial por você, portanto, separe sempre um tempo para acariciá-lo e brincar com ele. Não importa o tamanho do espaço que você tem, sua atenção e cuidados básicos são o que fazem diferença para eles.

 

Você tem gatos em apartamento? Comente sobre a sua experiência! Qual foi o lugar mais inusitado que você já o encontrou escondido? Participe!

12 Replies to “Dicas e cuidados para quem tem gatos em apartamentos”

  1. Bom dia,adorei a matéria, tenho 2 felinos no apto o André que esta comigo a 3 anos e panthon de 19 anos.O André morava em chácara, e quando mudei trouxe comigo pois ficaria abandonado e sem comida,os 3 primeiros meses fui muito difícil para ele se adapta,até coleira comprei para levar ele para passear na rua.Quando saia na rua tinha muito medo,depois gostou muito e gosta.Só que não e sempre que posso levar: só a noite que e menos tumultuado,aí ele mia muito durante a noite,rola na porta p sair e fico triste de ver ele trancado no apto o dia todo sabendo que era livre no bosque que ele vivia.O que posso fazer para diminuir esta culpa por amor,ele e dócil e muito carinho conosco,muito obediente e limpinho,mas percebo que ele se sente preso.Ele tem bolinhas,brinquedos e gosta muito do meu velhinho,pode me dar algumas dicas para melhorar este comportamento…tem dias que chego a descer e subir 13 andares com ele para poder compensar os passeios que não posso na rua e mesmo assim quando entra fica rolando e miando constantemente na porta…

  2. Boa tarde! Tenho duas gatinhas lindas, mas uma esta me dando trabalho na alimentação… Ela come a ração dela, mas quando estamos na cozinha fazendo nossa refeição ela n cansa de miar e sobe no colo querendo comer nossa comida, oq devo fazer?? Tento não dar, mas acabo dando a comida pela a insistência dela.

    1. Oi Angela, tudo bem? Acho que é importante você não ceder às pressões dela. O costumeiro quando se fala em educar um pet é não ceder às vontades dele, pois o problema só vai piorar com ela se acostumando. Mas o ideal para você reverter isso rápido é falar com um especialista no tema.

  3. Olá boa noite moro em apto e não tenho nem um problema, tenho bom espaço e sei muita coisa procuro saber tudo sobre os gatos pois tinha seis acabei de perder um de 20 anos hoje tenho cinco.Sao minhas paixões.

  4. Olá, tenho uma gatinha chamada Samy de 2 anos, porém até hoje ela faz xixi no sofa pela manhã, quando ela se sente sozinha que todos estão dormindo, existe algum meio que posso fazer para que ela pare?

    1. Olá Ingrid, tudo bem?
      Em primeiro lugar, é importante falar disso com o veterinário, pois pode ser que um problema fisico esteja levando a esse comportamento.
      Ele faz sempre no mesmo lugar?
      Já verificou o artigo em que falamos um poquinho sobre adestramento de gatos? Está aqui: http://www.blogdopata.com.br/adestramento-de-gatos-jackson-galaxy/
      E, se você entende inglês, pode assistir o vídeo a seguir do Jackson Galaxy, que é o adestrador que mencionamos no artigo. O vídeo fala sobre o assunto: http://jacksongalaxy.com/blog/2014/08/18/cat-mojo-why-does-my-cat-pee-outside-the-litter-box

Deixe seu comentário