60507-8-dicas-para-voce-identificar-sintomas-de-doencas-em-caes-e-gatos

Uma das grandes preocupações de quem tem um animal de estimação em casa é garantir que a saúde dele esteja em dia. Mas o que deve ser feito para identificar sintomas de doenças em cães e gatos? O que deve ser observado para perceber que há algo de errado com ele?

No post de hoje, tiraremos essas e outras dúvidas sobre a saúde de cães e gatos, além de mostrar alguns sinais que eles apresentam e que você deve ficar atento. Confira:

Identificando sintomas de doenças em cães

Alterações comportamentais

Se o seu cão é geralmente enérgico e ativo e, de uma hora para outra, passou a ficar mais quieto e isolado, isso pode ser um sintoma de alguma doença.

Alterações comportamentais em cães podem tanto significar que ele está com alguma disfunção física ou, até mesmo depressão — cachorros que não gastam energia ou que passam muito tempo sozinhos dentro de casa podem desenvolver esse problema.

Aumento da ingestão de água

Em dias mais quentes ou após a prática de atividades físicas, é normal que o cachorro tenha a necessidade de fazer a ingestão de grandes quantidades de líquidos. Mas caso isso aconteça sem um motivo evidente, fique atento. Esse é um dos sintomas de problemas renais e deve ser iniciado um tratamento o quanto antes.

Cansar com facilidade

Falta de ânimo e cansar com facilidade após certo esforço pode significar que o seu cão está com um problema cardíaco, respiratório ou que está acima do peso, podendo, até mesmo, estar obeso.

Secreção nasal e nos olhos

A secreção nasal e nos olhos podem apontar diferentes problemas. No focinho, quando passa a ter um odor desagradável e um tom amarelado, são sintomas de que ele pode estar com alguma alergia, infecção ou até cinomose.

Já se a secreção nos olhos está esbranquiçada e em excesso, o seu cachorro pode estar com o que é conhecido como olho seco, catarata, úlcera ou glaucoma.

Identificando sintomas de doenças em gatos

Vômito

É comum que os gatos vomitem porque eles têm o hábito de se lamber ao longo do dia e, provavelmente, estão engolindo muito pelo. Mas se isso se torna frequente, com uma coloração amarelada ou marrom, pode ser um sinal de que ele está com algum problema estomacal ou, também, anorexia.

Falta de apetite

Se o bichano está tendo problemas para se alimentar, preste bastante atenção e o leve o quanto antes ao veterinário. A alimentação inadequada pode provocar nele um quadro de lipidose hepática.

Diarreia

Geralmente, junto à falta de apetite, o felino costuma ter também diarreia, o que pode ser perigoso, pois ele se desidratará com muita facilidade. Em um primeiro momento, altere a alimentação dele.

Mau hálito

Felinos, por natureza, costumam apresentar certo odor bucal, principalmente quando são filhotes e estão em fase de troca de dentes. No entanto, caso esse mau cheiro se torne mais evidente e forte, este pode ser um sinal de que ele está com halitose felina.

O que fazer ao perceber esses sinais?

Caso o seu pet apresente qualquer um desses sinais, o indicado é que você o leve para se consultar com o veterinário o quanto antes e, assim, descubra o que está provocando isso nele.

Lembre-se de que quanto antes for feito o diagnóstico, maiores serão as chances de cura e de sucesso no tratamento.

O que achou das nossas dicas? Você usa algum outro método para identificar sintomas de doenças em cães ou gatos? Compartilhe com a gente nos comentários a sua experiência sobre o assunto!

2 Replies to “8 dicas para você identificar sintomas de doenças em cães e gatos”

  1. Amei as novidades que vcs postam DOS PETS.gostaria de saber sobre um assunto que eu acho que nao e normal porque os cachorros comem suas proprias fezes,ESTOU PASSANDO ISSO COM A MINHA CACHORRA .E TAMBEM ELA ACORDA COM MUITA FOME DE MANHA O QUE DA PRA ELA RAÇAO GRATA ELIANA

Deixe seu comentário