5-doencas-de-caes-e-gatos-que-sao-comuns-entre-eles.jpeg

Nossos pets enchem nossa vida de alegria (e preocupação). Afinal de contas, basta que um deles adoeça para que a gente fique de cabelos em pé, sem saber o que fazer. Para tranquilizar você e tornar esses momentos um pouco mais leves, conheça hoje algumas doenças de cães e gatos que são comuns e como elas atuam.

Alergia aos alimentos

Assim como nós, os cães ou gatos podem ter uma resposta imunológica dependendo do que comem, por isso é importante que eles tenham uma alimentação equilibrada e com uma ração de qualidade. Em resposta a esse alimento, o corpo cria uma reação alérgica com ferimentos na pele, diarreia, vômito e até risco de morte, se não for tratado a tempo.

Para prevenir, você também pode trocar o comedouro de plástico pelo de alumínio, já que o de plástico pode passar muita alergia. Ainda assim, se seu bichinho tiver alergia a alguma coisa, converse com o veterinário para que ele sugira outro tipo de alimento que supra todas as necessidades dele.

Otite

As populares inflamações de ouvido acometem os cães e gatos e fazem com que eles fiquem completamente sem lugar. Se não for bem tratada, ela pode progredir e se agravar, transformando-se em uma meningite ou infecção generalizada.

Para lidar melhor com a situação e proteger seu animal, é importante proteger as orelhas dele durante o banho e não permitir que ele passeie com o tronco para fora do carro, já que o vento pode inflamar os ouvidos.

Para descobrir se seu pet está com essa doença, basta reparar se ele coça muito as orelhas e balança a cabeça com frequência. Se a resposta é positiva, fique de olho em uma possível secreção amarelada ou negra com cheiro muito desagradável (o que pode ser um grande indício de otite). Leve-o a um veterinário para que trate essa doença como for necessário.

Dermatofitose

Como o próprio nome leva a entender, essa doença causa problemas na pele. As lesões circulares escamosas provocam a queda de pelos e podem acontecer com uma crosta ou não na pele do seu pet. A causa mais comum é a proliferação de fungos que são transmitidos de outros animais contaminados — por isso é importante tomar cuidado.

Todas as vezes que seu animal for tomar banho ou se molhar, é bom secar bem e tomar cuidado com a pele para evitar esse tipo de problema. Além disso, uma ração de boa qualidade também pode ser uma ótima medida profilática.

Depressão

Muitas pessoas não acreditam que os animais podem sofrer de depressão, mas essa é uma realidade cada vez mais comum. Com os donos com rotinas atribuladas, eles acabam ficando muito sozinhos e melancólicos, tendo sintomas similares à depressão.

Os bichos ficam angustiados, se lambendo com frequência e se recusando a brincar ou realizar outras atividades que eles gostavam muito antes. O melhor remédio, nesse caso, é levar seu amigo para passear, se distrair e brincar com ele, além de fazer com que ele se exercite e desfrute do bem-estar.

Insuficiência renal

Essa é outra doença muito comum nos humanos e que também acomete nossos queridinhos. Alguma deficiência de filtragem dos rins faz com que a ureia e a creatinina fiquem retidos no sangue, enquanto liberam as vitaminas e proteínas. Isso pode acontecer com a chegada da idade ou até predisposição genética.

Fique de olho sempre que ele perder o apetite, beber muita água e fazer um xixi muito claro. Essa combinação é um passo para a anemia ou outras complicações. Para lidar com essa situação, é bom levar seu pet ao veterinário com frequência — aplicando exames de sangue e urina.

Essas são algumas doenças de cães e gatos comuns, mas tomando as medidas corretas, você consegue preservar a saúde do seu companheiro. Como você pode perceber, a informação é uma grande aliada! Para ajudar seus amigos com esse conteúdo, o que você acha de compartilhar esta postagem nas redes sociais? Assim, uns ajudam os outros e todos cuidam bem dos animais!

3 Replies to “5 doenças de cães e gatos que são comuns entre eles”

Deixe seu comentário