Muita gente não costuma levar o gato para pet shop por achar que banhos o estressam. Outros, também, acreditam que somente as próprias lambidas são suficientes para mantê-los longe da sujeira. Mas tudo isso é mito: gatos adoram água corrente e, se acostumados desde filhotes, terão prazer em receber um banho, fator essencial para a sua saúde. Como são animais muito delicados, alguns cuidados precisam ser tomados. Para esclarecer as dúvidas no assunto, o veterinário Norvaldo Alegria Martins dá algumas dicas:

 

Cuidado com as vacinas: Antes de levar seu gatinho para a pet shop, certifique-se de que ele já completou o calendário inicial das vacinas. “Esse cuidado é fundamental para garantir que o animal está protegido contra doenças infecto-contagiosas”, explica o veterinário.

Banho gato

Quinze dias ou um mês: A frequência de banhos depende da pelagem e rotina do gato, além da estação do ano. Normalmente, é recomendado que haja um espaço de um mês durante o inverno e de quinze dias durante o verão.

 

Não esqueça a escovação: Algumas raças precisam de cuidados além do banho. “Himalaias e Persas, por exemplo, devem ser escovados pelo menos uma vez por semana”, recomenda Norvaldo. Em contraponto, os donos de gatos das raças Ragdolls e Pixie-Bobs podem ficar mais tranquilos: eles precisam de banhos apenas a cada dois ou três meses.

 

Faça companhia no primeiro banho: Se o seu gato é muito arisco ou costuma ter medo de sair de casa, acompanhe-o no primeiro banho. Assim, ele se sentirá seguro e não estranhará futuras visitas à pet shop.

 

Escolha a pet com cuidado: Na hora de escolher uma pet shop para levar o seu bichano, alguns pontos devem ser observados. Primeiramente, é preciso que a clínica utilize uma toalha para cada animal, o que evita contaminações. Também é necessário se certificar de que não haja o uso de sedativos ou anestesias em animais mais agressivos. Como não se trata de um procedimento cirúrgico ou doloroso, o uso é desnecessário para o animal, e pode trazer complicações com o passar do tempo. “Saúde sempre vem antes da estética”, completa Norvaldo.

 

E seu gato, costuma tomar banho? Comente abaixo!

2 Replies to “Gato pode tomar banho?”

  1. Eu costumo dar banho no meu gato, mas ele não gosta. Não gosta de ser escovado tbm… cuidar dele exige muita paciência e tempo, tenho que acalmá-lo o tempo todo. Quando vou escová-lo uso um produto pra desembaraçar os pelos que são longos. Ele detesta tudo..rsrsrs

Deixe seu comentário