placa-de-identificacao-para-animais-entenda-a-importancia.jpeg

Imagine a seguinte situação: você está passeando tranquilamente com o seu cão, quando, de repente, ele consegue se soltar da coleira e foge tão rápido que ninguém consegue alcançá-lo. Nesse momento, não adianta se desesperar. É preciso ter calma e começar a pensar em formas de encontrá-lo. E, para tanto, será de extrema importância que ele tenha uma placa de identificação.

Agora, digamos que você não tenha um cão, mas, sim, um gatinho. Mesmo que ele não saia na rua para dar um passeio, é imprescindível garantir a segurança dele e colocar uma placa com identificação na coleira dele. Pode acontecer, por exemplo, de alguém deixar a porta aberta e ele conseguir escapar sem que ninguém perceba.

Conseguiu entender a importância da placa de identificação para animais? Então, neste post, mostraremos como ela deve ser usada, quais informações deve fornecer e se existe diferença entre as placas dos cães e gatos. Confira:

Como usar a placa de identificação para animais

Coloque a placa de identificação na coleira do seu pet e nunca a retire. Isso o deixará resguardado em caso de imprevistos ou situações de perigo. Além disso, o ideal é que todas as informações contidas nela estejam atualizadas e corretas.

Informações que devem ter na placa

Para que a placa cumpra a sua função com excelência, ela deve ser legível e conter algumas informações básicas. Dentre elas, podemos citar:

  • Nome do cão ou gato;
  • Modo de contato com o dono — seja telefone celular ou fixo (atualizados) ou e-mail;
  • Se o seu pet tiver algum problema de saúde, essa informação também deve estar na placa — por exemplo: Baby – Diabético;
  • Nome do dono, se possível.

Hoje em dia, por sinal, já existem no mercado algumas placas de identificação com um QRCode disponível para leitura via internet, contendo todas as informações sobre o animal de maneira mais completa e que não caberiam em uma placa tradicional.

Diferenças entre placas para cães e gatos

Cães

É mais comum que este acessório seja utilizado em cães e isso não costuma ser um problema para eles. Escolha o tamanho da placa de acordo com o porte do seu cachorro, de modo que ela fique visível e em evidência. Além disso, sempre certifique se ela está bem presa e segura na coleira do seu cão.

Gatos

Alguns gatos não costumam se adaptar ao uso de coleiras e muitos donos, por conta disso, deixam de colocar uma placa de identificação neles. No entanto, é possível optar por outros acessórios para o caso dos felinos. Para auxiliar que ele se habitue e para o conforto do pet, as coleiras precisam ser elásticas e as placas em tamanhos menores e mais leves.

Investir em uma medida tão simples pode fazer toda diferença em caso de fugas e desaparecimento de animais e não tem motivos para que você não invista nessa facilidade! Garanta a segurança do seu pet!

Agora que você já sabe a importância da placa de identificação para animais, conte para a gente: já passou por alguma situação em que seu animal fugiu e que ele não estava identificado adequadamente? Tem mais alguma dica para compartilhar? Deixe o seu comentário!

One Reply to “Placa de identificação para animais: entenda a importância”

Deixe seu comentário