8-mitos-sobre-caes-e-gatos-que-voce-nem-imaginava.jpeg

Se você tem um animal de estimação, certamente já ouviu falar em alguns mitos sobre cães e gatos. Muitos, por sinal, ganharam tamanha força que são capazes de provocar muitas dúvidas, não é mesmo?

Por conta disso, no post de hoje, listamos alguns mitos sobre cães e gatos e apontaremos quais são verdadeiros ou não. Confira:

8 mitos sobre cães e gatos

1 – Pulgas não picam pessoas

Apesar de as pulgas de cães e gatos serem diferentes das que costumam picar seres humanos, dependendo da quantidade de parasitas que estiverem no seu animal ou em sua casa, é possível que eles piquem as pessoas da família também.

2 – Pets sabem quando os donos estão tristes

De acordo com uma pesquisa feita pela Universidade Eötvös Loránd, na Hungria, cães são capazes de identificar pela voz do dono se ele está triste ou feliz.

3 – Castração evita câncer na fêmea

É de comum acordo entre os especialistas que quanto antes a fêmea for castrada, de preferência antes do primeiro cio, maiores serão as chances dela não desenvolver câncer. Esse procedimento deve ocorrer, normalmente, quando o animal tiver cerca de seis meses de idade ou de acordo com a orientação do veterinário.

4 – Gatos não se apegam aos donos

Não se engane: gatos podem ser tão carinhosos quanto os cães. O que acontece, na verdade, é que alguns felinos apresentam um temperamento mais reservado e comportamento independente, o que faz com que eles demonstrem afeto de maneira diferente. No entanto, algumas raças podem se mostrar tão apegadas aos donos quanto qualquer cachorro.

5 – Filhotes não devem tomar banho

O ideal é que filhotes apenas tomem banho após estarem com todas as vacinas em dia, ou seja, quando tiverem mais ou menos quatro meses. Isso é indicado, pois eles são muito sensíveis e podem estar com a resistência baixa antes deste período.

Porém, caso ele apresentem mau cheiro, você pode dar um banho seco e fazer escovações ocasionais.

6 – Cães e gatos enxergam em preto e branco

Este é um dos mitos sobre cães e gatos mais famosos. Acreditava-se que cães e gatos enxergavam apenas em preto e branco, mas o que acontece é que eles têm apenas dois tipos de pigmento na retina, o que torna menor o espectro de cores que eles são capazes de reconhecer.

7 – Focinho quente é sinal de que o animal está com febre

O único modo de confirmar se o seu cão está com febre ou se o focinho dele está quente por conta da temperatura do ambiente, é fazendo uso de um termômetro por via retal.

8 – Cães e gatos podem pegar gripe dos donos

Você não precisa se afastar do seu animal de estimação quando estiver gripado. Saiba que os agentes virais são diferentes e, por conta disso, o contágio é impossível. Além disso, o mesmo também não acontece quando é o seu pet que está gripado, ou seja, ele também não será capaz de passar a gripe para você.

Você já conhecia algum desses mitos sobre cães e gatos? Sabe mais algum que não comentamos neste post? Compartilhe com a gente nos comentários!

10 Replies to “8 mitos sobre cães e gatos que você nem imaginava”

  1. Sempre soube que os gatos se apegam aos donos. Tive um gato que me olhava com tanto amor que chegava a emocionar. Eles são amor puro, só são mais discretos para demonstrar. Hoje tenho uma gatinha que não desgruda, que me passa a patinha no rosto, que ronrona o tempo todo quando está ão meu lado…. Enfim, amor puro!
    A questão deles enxergarem menos cores (não sei explicar), foi interessante. Acho que é por isso que tem determinadas coisas que eles vão chegando para olhar com muita cautela, como se aquilo fosse pular….. Rsss.. Às vezes, são muito engraçados…. Mas sempre são muito amados.

  2. minha filha se chama Penelope Azevedo,ela sempre percebe quando estou triste e já sabe até ahora que costumo chegar os vizinhos ficam só olhando pra ter certeza kkkk
    ela é muito meiga entende tudo que fala pra ela .
    Amo minha filinha felina .

Deixe seu comentário