Uma das partes mais sensíveis dos corpos de cães e gatos são os ouvidos. Isso porque, por se tratar de um local úmido e quente, a região propicia a criação de colônias de ácaros, bactérias e fungos. Orelhas saudáveis são rosadas, lisas e não expelem odor. Em outros casos, é preciso tratar o bichinho. Afinal, tem coisa mais chata que dor de ouvido?

 

Limpe e evite a entrada de água: Orelhas de cães e gatos precisam ser inspecionadas regularmente, especialmente as dos filhotes. “Se elas estiverem sujas, é preciso passar um cotonete com álcool ou, de preferência, com uma solução otológica”, recomenda o veterinário Guilherme Aita Soares. Também é aconselhável colocar um chumaço de algodão dentro do ouvido do animal na hora de banhá-lo.

 

Cuidado com a otite: A otite é uma inflamação que afeta orelhas de cães e gatos. “Os sintomas são simples de serem identificados: secreção intensa, uma orelha aparenta estar mais baixa que a outra e pode haver a presença de otohematoma, uma espécie de bolha na região”, orienta. Fora isso, a orelha fica com mau cheiro, podendo atrair moscas. Como o problema pode ter diferentes causas – tais como bactérias, fungos, sarnas, traumas ou pelos dentro do canal auditivo –, é recomendando encaminhar o animal para o veterinário.

cao ouvido

Trate todos os animais da casa: Se você tem mais de um animal em casa, atenção: “Todos precisarão ser tratados, inclusive os que não apresentam sintomas”, alerta Guilherme. Como os sintomas podem demorar a se manifestar, é possível que um dos pets esteja infectado sem dar sinais. “Tratar todos ao mesmo tempo evita que colônias de bactérias fiquem pulando de um animal para o outro.”

 

Orelhas maiores, riscos maiores: Cães com orelhas longas e peludas, tais com o Cocker e o Beagle, estão mais propensos a desenvolver doenças na região auditiva. Isso porque suas orelhas entram em contato com a água com frequência, já que caem na tigela. A umidade, unida ao calor das orelhas densas, pode atrair as colônias.

 

Você cuida direitinho dos ouvidos de seus pets? Comente!

Deixe seu comentário