Por que devemos passear com caes

Por que devemos passear com caes

Ter um animal de estimação exige muito mais do que amor e dinheiro para vacinas e consultas ao veterinário. Independente da espécie, um pet sempre precisará ter suas necessidades específicas supridas e com os cães não é diferente. Por mais que sua casa seja grande, que o jornal para o xixi esteja sempre à disposição e que ele nunca fique sozinho, os veterinários e cuidadores são unânimes: passear com cães diariamente é essencial. Vamos descobrir o porquê.

Seu pet não é gente

E não falamos isso para menosprezá-lo, não! Nós entendemos que é difícil resistir a dormir quentinho com seu pet e que o amor transcende explicações. No entanto, é preciso ter em mente que cachorros são diferentes de nós e têm seus instintos específicos. Os cães precisam caminhar para se conectar com seus instintos e sua identidade. Cães selvagens, por exemplo, andam por quilômetros em busca de água e alimento e socializam com outros membros da sua matilha.

O pet canino precisa praticar exercícios físicos, conhecer outros animais e reforçar os laços com o seu tutor. É bacana estimular esses instintos e oferecer a refeição após uma caminhada, relacionando, assim, a caça e procura. Tudo bem você querer passar o domingo em frente à TV, mas tenha em mente que seu cachorro ficará tenso.

Cachorro que passeia é cachorro calmo

Além da já citada conexão do pet com seus instintos, quando o cachorro socializa com outros ele tende a ficar muito menos nervoso no dia a dia. Por mais que sua casa seja imensa, uma vez que o cão não conhece outro mundo além do casa-caminha-tutor-jornal, todo o restante — e nisso incluem-se outros ambientes, outras pessoas e outros animais — lhe parece muito ameaçador. Sabe aquele bichinho dócil que você adotou e agora rosna a torto e a direito? Existem boas chances de ele estar simplesmente se protegendo de algo que é desconhecido para ele.

Um pet que não passeia também tende a ficar hiperativo e, com isso, criam-se os cães destruidores de plantas, sofás e chinelos. Convenhamos, um quintal grande não é garantia de que ele sairá correndo e brincando o tempo todo, já que ele estará acostumado àquele ambiente e não haverá nada de novo para ele explorar.

Falta de tempo não é desculpa

Ok, nós sabemos que as pessoas têm trabalhado cada vez mais e relaxado cada vez menos, mas ser muito ocupado não pode ser motivo para deixar seu cão entediado. Depois de verificar com o veterinário de sua confiança qual a frequência e a duração ideais para a caminhada do seu cão, tente adaptá-las à sua rotina.

Hoje em dia existem muitos lugares pet friendly e até farmácias e padarias que dispõem de um espaço seguro para deixar seu amigo peludo, enquanto você faz compras. Se mesmo assim tudo ficar difícil, peça ajuda. Todo mundo tem um vizinho gente boa, um amigo que ama animais ou um parente super disposto a passear com cães. Não tem isso? Tudo bem! Recorra aos dog walkers, profissionais que vivem de sair e brincar com bichinhos.

E você, costuma passear com seus cães? Não passeia e está tentando resolver esse problema? Comente no post!

8 Replies to “Por que devemos passear com cães? Entenda melhor!”

  1. Eu confesso que tenho muita dificuldade em passear com o meu cachorrinho, eu o levo de vez em quando, ele passeia muito mais e viaja comigo todos os finais de semana, mas de carro, onde ele tem pouco ou quase nenhum contato com as ruas e calçadas sujas, pois moro em apartamento e sempre que volto do passeio sinto a necessidade de lavar as patas e foucinho…

Deixe seu comentário