gato janelaCuriosidade e agilidade são duas das mais marcantes características dos gatos. Não fossem elas, talvez os felinos domésticos não tivessem o charme que têm. Mas esses mesmos traços de personalidade podem pô-lo em risco. Principalmente se o proprietário mora em apartamento. Por ter o instinto de caça apurado, basta que o gato se empolgue com uma borboleta que, da altura que for, ele pode se atirar. Quase sempre caem em pé, mas isso não os exime da possibilidade de se machucar – e feio. Por isso, as telas são uma ótima opção para oferecer segurança ao seu animal. Além disso, impedem-no de fugir.

Gatos gostam de relaxar, ficar sob o sol, observar o movimento. Grades não são suficientes (normalmente, eles conseguem escapulir por entre elas). É preciso telar janelas e varandas com redes de tramas miúdas, tanto para evitar a fuga em áreas térreas quanto para impedir a queda em andares mais altos. Isso vai comprometer a estética da sua casa? Pode até ser, mas vai garantir a segurança do seu bichinho de estimação. Não é prisão, é cuidado.

 

Todo cuidado não é pouco

Você tem gato há anos e ele nunca fugiu ou caiu? Sorte. Eventualmente, isso pode acontecer. Instale telas até mesmo nos locais a que o animal habitualmente não tem acesso – vá que um dia você esqueça uma porta aberta.

As telas podem ser fixas (feitas de nylon ou polietileno, são resistentes e ideais para janelas de apartamentos ou sobrados) ou removíveis (uma espécie de “mosquiteiro”, solução para janelas basculantes ou com grades). É recomendado também aumentar, com telas, a altura dos muros do seu quintal, não só para evitar que seu gato fuja, mas também impedir a entrada de outros animais, que podem ocasionar cruzas inesperadas e transmissão de doenças. Se não quiser instalar as redes em toda a extensão do seu pátio, construir um gatil – atentando ao vão entre as grades e à proteção no teto – é outra opção.

Existem muitas empresas que prestam serviço de telamento. A maioria delas aceita fazer orçamento, sem compromisso. Consulte mais de uma para comparar o custo-benefício, pois o preço do metro quadrado pode variar. Ao acertar a instalação, é bom explicar ao técnico que as telas são para gatos. As tramas não devem ultrapassar os cinco centímetros e a rede deve ficar bem esticada, com os ganchos bem próximos uns dos outros. Depois de prontas, verifique essas condições pelo menos uma vez por mês.

 

E você, já instalou telas para proteger seu gato? Te deixou mais tranquilo(a)? Conte-nos abaixo, comente!

Deixe seu comentário