ração para cachorro ou refeições

ração para cachorro ou refeições

Hoje em dia, a maioria dos donos de pets já reconhece a importância de alimentá-los de forma adequada e que isso afeta diretamente o sistema imunológico deles. Ainda assim, uma dúvida muito comum acerca da alimentação dos cachorros é sobre o tipo de refeição que se deve servir.

De um lado, estão as indústrias, que dizem ter criado um alimento perfeito para eles e, do outro, pessoas que alimentam os cachorros com refeições caseiras e defendem que esta é a melhor opção. Para acabar de vez com suas dúvidas, acompanhe este post!

A ração para cachorros faz bem?

As rações industrializadas são fabricadas com os nutrientes que são necessários para os cães. Um médico veterinário auxilia no momento da elaboração, escolhendo os ingredientes certos para que o alimento seja bem balanceado.

Isso é de extrema importância, já que, assim como os seres humanos, os cachorros também precisam ter uma dieta equilibrada, que satisfaça as necessidades diárias de vitaminas e minerais. A ração para cachorros industrializada também é vantajosa para tutores que não possuam muito tempo para cozinhar. Entretanto, é preciso ressaltar que ela é processada e, por isso, não é tão saudável quanto os alimentos preparados na hora podem ser.

Como preparar uma boa refeição caseira para cachorros?

É importante saber que não estamos falando de sobras de comidas preparadas para seres humanos, afinal, os cachorros possuem um organismo diferente do nosso e existem alguns alimentos que eles não podem consumir, como cebola, café, alho, chocolate e comidas gordurosas.

Esses são só alguns exemplos do que pode fazer mal para o seu pet. É importante ter atenção no momento de escolher os ingredientes para preparar as refeições para ele, pois alimentá-lo mal pode trazer consequências graves e, em casos extremos, até a morte.

Portanto, tenha cuidado, caso resolva preparar as refeições. É necessário fazê-las separadas, com alimentos frescos e se preocupar com os temperos que serão utilizados.

Como escolher de forma consciente?

É possível que você não tenha tempo para planejar o cardápio e ainda preparar o alimento da forma correta. Neste caso, usar a ração para cachorro industrializada é a melhor opção. Isso porque, por mais que ela seja processada, ela não fará tão mal quanto alimentos inadequados.

Mas, se você dispõe de tempo e recursos para preparar as refeições caseiras, com certeza seu cachorro terá uma alimentação mais saudável. Na internet é possível encontrar uma grande quantidade de receitas caseiras para alimentar seu cão, por isso, sempre pesquise um pouco antes de optar pela refeição que servirá para ele.

Quer substituir a ração industrializada por refeições caseiras?

Saiba como fazer isso adequadamente. Antes de começar a preparar a refeição para o seu pet, é preciso saber que os alimentos devem ser inseridos de forma gradual na dieta dele. As alterações súbitas na alimentação dos cachorros podem causar reações gastrointestinais.

Por isso, é recomendado que durante o período de uma semana seja inserido o novo alimento juntamente com o alimento que ele já está acostumado a comer. Aos poucos vá mudando a proporção, aumentando a quantidade do novo alimento, até que a mudança seja feita completamente.

Como você alimenta seu cão? Comente e divida sua experiência!

21 Replies to “Ração para cachorros ou refeições feitas em casa? Tire sua dúvida!”

  1. Olha o Hulk eu dou a ração para raças pequenas e compro fígado de frango cozinho só na água amasso e ponho na ração da mesma forma uso o peito de frango e a carne moída feita separadamente sem tempero ele está no peso e adora. Não sei se é correto mas ele se deu bem tendo preferência pelo fígado de frango.

  2. Tenho uma SRD de 5 kg e a veterinária disse que posso substituir uma refeição por carne (frango ou carne moída) – com pouco sal e gordura + legumes como chuchu, cenoura. A minha cadelinha adora!!! Mas mantive a ração 1x por dia. Ah, ela também gosta bastante de maçã e banana.

    1. Eu tenho uma cachorrinha de quase 15 anos. No almoço eu dou carne moída com chuchu, cenoura e um pouquinho de brócolis, tudo só cozido em água e amassadinho com o garfo. À noite ela come a ração específica para sua raça. Ela se deu muito bem e está saudável.

  3. minha cadela e uma vira lata que peguei na rua com 3 anos levei ao veterinario fiz os exames e tudo bem e agora castrei ela .So que não quer comer a raçâo nem com as pastas de carne. tenho medo dela adoecer comendo pouco. O que fazer?

      1. Sim mas nao tem dado certo vou tirar os pontos quartaa feira e dei gaitoraide para aliviar o estomago dela por causa dos antibioticos o que faço

  4. Adotei uma vira latinha adulta que não se deu bem com nenhuma ração. Sempre compro diferentes, mas ela não come. Acabo dando aqueles sachês e comida. Sei que não está certo, porque a nossa comida tem muito sal e acredito que aqueles sachês não são legais também. Queria arranjar um jeito dela comer ração, porque já está ficando gordinha e aposto que não está se nutrindo muito bem 🙁

  5. Sempre desconfiei dessas rações industrializadas, o melhor melhor mesmo é preparar refeições caseiras adequadas. Depois que comecei fazer isso, tenho percebido uma disposição muito maior dos meus cachorros

  6. Meu tio tem uma cachorra, chata por sinal rsrsrs, e ela sempre come ração dessas comuns mesmo, e nao tem problema nenhum, pelo menos aparentemente nao. Mas as vezes ela come uma sobrinha de comida aqui, ali, e o cocô dela muda totalmente. Até o odor fica mais forte.

Deixe seu comentário