Cão passeando com homem

Cão passeando com homem

Quem tem um animal de estimação sabe muito bem que, por conta do carinho e amor que sentimos, eles são considerados membros da família.

No entanto, apesar da proximidade, é muito importante que eles sejam tratados como animais e não como pessoas. Quando esse limite é ultrapassado, o comportamento e o temperamento do cão pode ser afetado e, consequentemente, é possível que você possa a vir ter problemas no futuro.

No post de hoje, vamos ensiná-lo a ser o líder da matilha e o que deve ser feito para conquistar o respeito do seu cachorro. Confira:

Como ser o líder da matilha?

Para que um cão seja adestrado e consiga aprender truques ou a se comportar, é preciso que um dos membros da família se torne o líder da matilha, ou seja, a pessoa que vai ensiná-lo e, também, repreendê-lo quando for necessário.

Isso, porém, não significa que o escolhido não tenha que dar atenção ao pet — muito pelo contrário. A proximidade entre eles será tanta que além de amá-lo, o seu cachorro vai respeitá-lo e saberá o momento certo para cada coisa.

Para ajudá-lo nessa tarefa, listamos alguns passos básicos que podem ser adotados para educar o cão. O ideal é que você comece a ensiná-lo desde quando ele for um filhote, pois todo o processo pode se mostrar mais eficaz.

Saiba ganhar o respeito

Em qualquer tipo de situação, independentemente de ser com o animal de estimação, não se exige o respeito, ele deve ser conquistado — com o seu cão não vai ser diferente.

Seja firme sempre que for preciso, mas não deixe de dar carinho a ele. Ele deve começar a entender que certas coisas são permitidas, enquanto alguns hábitos ele vai ter que abandonar.

Dê bons exemplos

Ficar provocando o cão ou incentivá-lo a comportamentos agressivos, são atitudes que devem ser evitadas.

E se você tem mais de um cachorro em casa, a regra deve servir para todos. Se um não pode subir no sofá, por exemplo, não seja injusto e permita que outro cão tenha autorização.

Ignore-o, se necessário

Provavelmente, você já passou pela situação em que o cão tenta ganhar a sua atenção pela insistência. Em alguns casos, pode ser mais eficaz ignorá-lo e esperar que ele se canse.

O cão deve aprender que tudo acontecerá de acordo com as suas regras e não conforme a vontade dele.

Ande na frente

O cão deve sentir que você é o guia e não ele. Do contrário, em um passeio, por exemplo, ele ficará puxando a coleira o tempo todo e tentará direcionar para onde você deve ir.

Se o cachorro começar a ir para outra direção, pare imediatamente de andar e dê uma leve puxada na coleira, de modo que ele também pare. Em seguida, comece a andar e tome a dianteira no caminho.

Elogie sempre que for preciso

Para que o seu cão saiba interpretar que teve um bom comportamento, o ideal é que o elogie ou dê algum tipo de gratificação, como petiscos.

Gostou de aprender como ser o líder da matilha e quer mais dicas para cuidar do seu animal de estimação? Então assine agora a nossa newsletter e receba em seu e-mail todas as novidades que postamos!

Deixe seu comentário