Gato tomando vacina

Gato tomando vacina

Manter o animal aquecido, garantir o bem-estar, propiciar uma alimentação balanceada e de qualidade, dar amor e carinho, levá-lo ao pet shop para tomar banho e ao veterinário para tomar vacinas. Esses são alguns dos cuidados básicos e essenciais de quem tem um pet em casa e que não podem ser negligenciados.

No post de hoje, vamos explicar melhor a importância da vacina para cachorros e gatos, quais são indispensáveis e o porquê. Continue a leitura deste conteúdo e tire as suas dúvidas sobre o assunto:

Como manter a vacinação do pet em dia?

São tantas as nossas obrigações no dia a dia que, infelizmente, pode acontecer de esquecermos alguns compromissos. A data de vacinação do pet é uma tarefa que pode entrar nessa lista.

Para que isso não aconteça com você e o seu pet não fique sem a prevenção contra doenças perigosas, é muito importante apostar em um meio eficaz de lembrá-lo dessa obrigação.

Nossa sugestão é que você invista em uma agenda online do pet. Dessa forma, não precisa carregar com você um caderno físico e não será necessário conferi-lo com tanta frequência.

Ao investir em uma plataforma para cuidar do seu cão ou gato, você terá todas informações relativas a ele reunidas em um mesmo local e de fácil acesso. Além disso, costumam enviar e-mail ou SMSs para lembrá-lo sobre o próximo compromisso do pet. Muito prático, não é mesmo?

Por que manter a vacinação do pet em dia e quais são indispensáveis?

É imprescindível ter um controle rigoroso sobre a saúde do seu pet e manter a caderneta de vacinação dele em dia, pois isso vai ajudá-lo a mantê-lo saudável e vai prevenir que ele contraia diferentes doenças.

Abaixo, listamos 6 vacinas essenciais para cachorros e gatos. Confira:

Vacinas para cachorros

1. V10

Essa é a primeira vacina que o seu cão deve tomar. A primeira dose é tomada entre a sexta e oitava semana de vida, com reforços quando o animal completa doze semanas e dezesseis semanas. Além desse período no primeiro ano de vida do pet, essa vacina para cachorros deve ser reforçada anualmente.

A V10 é completa e o protege contra várias doenças: 4 sorotipos da leptospirose, Coronavirose, Parvovirose, Parainfluenza Canina, Adenovirose, Cinomose e Hepatite Infecciosa Canina.

É muito importante certificar que o cão não tenha contato com outros pets, enquanto não receber todas as doses iniciais, nem que saia de casa.

2. Gripe Canina

O cachorro deve tomar a vacina contra gripe canina com doze e dezesseis semanas. Ela é indicada para aqueles que convivem com muitos cães ou que frequentam hoteizinhos com frequência.

A vacina contra gripe canina deve ser reaplicada anualmente.

3. Giardíase

Essa é mais uma vacina indicada para aqueles pets que vivem em grupos de cães ou em ambientes úmidos. Por mais que não impeça que o animal contraia a doença, sua importância está no fato de tornar os sintomas mais brandos.

A primeira dose é dada com doze semanas de vida e o reforço com dezesseis semanas. Ela também deve ser reaplicada anualmente.

4. Antirrábica

A vacina antirrábica é aplicada pela primeira vez com dezesseis semanas de vida e reaplicada anualmente. Ela protege o pet da Raiva.

Fique de olho, pois o Governo costuma fazer campanhas de vacinação gratuitas contra essa doença.

Vacinas para gatos

1. V5

A V5 ou múltipla, como também é conhecida, é a vacina essencial para qualquer gato, pois o protege contra a Leucemia felina, Rinotraqueíte, Panleucopenia, Clamidiose e Calicivirose.

A primeira dose deve ser dada quando o felino completa seis semanas (até oito semanas) e deve ser reforçada com doze e dezesseis semanas. Além disso, é importante levá-lo para receber uma nova dose da V5 anualmente.

2. Antirrábica

Assim como acontece com os cães, a antirrábica deve ser aplicada em felinos pela primeira vez com dezesseis semanas de vida e reaplicada anualmente. Os gatos também são contemplados nas campanhas realizadas pelo Governo.

Como você pôde perceber, é muito importante manter a vacinação do seu pet em dia, de modo a garantir que ele tenha uma vida tranquila e saudável.

Tem ainda alguma dúvida sobre vacinas para cachorros e gatos? Então, não a guarde apenas para você! Compartilhe-a com a gente deixando o seu comentário!

2 Replies to “Conheça 6 vacinas para cachorros e gatos: elas são indispensáveis!”

Deixe seu comentário