Um dos maiores problemas ao ter um cachorro em casa é acostumá-lo a fazer suas necessidades em um local apropriado. Mas com um pouco de disciplina e paciência é possível solucionar esse problema e curtir todas as vantagens de ter um cãozinho.

 

Acidentes acontecem: Cães de até 6 meses ainda não possuem total controle sobre suas necessidades. Portanto, não brigue demais se algum acidente acontecer. Acima dessa idade, é preciso ser rígido quanto a determinar um único lugar para o xixi.

 

Mesmo idosos aprendem: Os mais velhos, inclusive os idosos, são tão capazes de aprender quanto os filhotes. O que pode variar, segundo o adestrador Reginaldo Ribeiro, é o tempo de aprendizado. “Isso se dá porque eles já adquiriram um comportamento pelo qual se sentem recompensados”, explica.

cachorro xixi

Use o xixi como aprendizado: A melhor opção para estimular o cão a urinar no lugar certo é a própria urina. “Produtos industrializados que simulam o xixi podem funcionar com alguns cachorros, mas não é garantido para todos”, alerta. Então, quando seu cachorro urinar no lugar errado, passe jornal em cima e coloque a folha no local onde quer que ele faça suas necessidades. Parece nojento, mas esse simples gesto pode ajudar a evitar que sua casa vire banheiro.

 

Recompense o acerto: Uma série de atitudes é fundamental para ensinar o cachorro. “O uso de recompensas estimula o cão a adquirir e repetir qualquer tipo de comportamento”, recomenda o adestrador. Carinhos, brinquedos, elogios e aperitivos são algumas opções.

 

Não envergonhe o cachorro: Quando o cachorro fizer as necessidades em um local inapropriado, faça-o cheirá-las e diga “não” com firmeza. “Mas a bronca nunca pode ser usada enquanto o cachorro faz suas necessidades no lugar errado”, conta Reginaldo. “Isso porque, assim, ele ficará inibido de fazê-las em frente ao dono, que não terá como recompensá-lo.”

 

Castração ajuda no controle dos machos: A castração é uma opção para os machos que urinam por toda a parte. “O procedimento retira as gônadas, responsáveis pela produção de hormônios sexuais”, explica Reginaldo. Esses hormônios induzem certos comportamentos, tais como a necessidade de demarcar território.

 

Seu cachorrinho faz as necessidades no local correto? Foi difícil de aprender? Comente abaixo!

Deixe seu comentário