
Os animais de estimação são parte da nossa família, não é mesmo? Por conta disso, parece inadmissível deixá-los para trás quando decidimos fazer uma viagem ou se é necessário morar um tempo em outro país.
Mas se você acha que levá-los para outros países é uma tarefa impossível, não se preocupe! No post de hoje, mostraremos quais são os países pet friendly, ou seja, com boa aceitação para animais, e quais medidas você precisa tomar ao viajar com um animal de estimação de maneira tranquila e segura. Acompanhe:
Países com a cultura pet friendly
1. Grã-Bretanha
Desde que esteja com coleira, muitos são os locais em que você poderá levar o seu cão. A ilha conta com diferentes possibilidades de parques e jardins para praticar atividades físicas e se divertir com o seu amigo de estimação — é possível levá-lo até a alguns passeios em museus.
2. Hungria
A Hungria é um país que garante os direitos dos animais e até mesmo determinou uma quantidade mínima de atividades físicas que devem ser feitas diariamente. Além disso, todo pet precisa receber um microchip e realizar checkups com frequência.
É possível, também, levar o pet em bares e estabelecimentos abertos.
3. França
Considerado um dos países mais acolhedores para animais de estimação, praticamente todo estabelecimento costuma oferecer algum tipo de suporte para cães e gatos, como vasilhas com água e ração.
Bares, cafeterias, lojas e shoppings também costumam aceitar a presença de pets em algumas áreas.
4. Canadá
Apesar de não ter uma política tão aberta quanto à presença de animais em restaurantes e bares, é bastante comum encontrar vasilhas de água ou algum tipo de agrado aos pets em estabelecimentos e até na porta de algumas casas. Durante alguns horários, é permitido também entrar com um cão em um transporte público.
5. Holanda
Após a adoção de diferentes medidas rígidas por parte do governo, a Holanda, hoje, pode ser considerado um país sem animais nas ruas — e o melhor, tudo isso foi feito sem sacrificar ou levar os pets para canis.
Espaços pet friendly no Brasil
Apesar de ainda ser algo em desenvolvimento no país, foi criado o Sistema de Classificação de Meios de Hospedagem Pet Friendly, um selo que certifica espaços e hotéis pet friendly, de modo a avaliar a estrutura e os serviços disponíveis para quem não abre mão de viajar com o cão ou gato.
Quais cuidados tomar ao viajar com um animal de estimação
Antes de viajar com o seu pet para outro país, é muito importante se planejar e analisar alguns fatores, como:
Verificar a necessidade de ter um passaporte
Pesquise se o local para o qual você está indo solicitará o passaporte do seu animal de estimação. Para emitir o Certificado Zoossanitário Internacional (CZI) é preciso entrar em contato com o Ministério da Agricultura.
Checar quais são as regras de embarque para pets nas empresas de aviação
Cada companhia aérea possui regras diferentes com relação ao embarque de animais. Portanto, é muito importante ter ciência sobre o que é requisitado antes de comprar a passagem.
Por sinal, é imprescindível ter em mãos todos os documentos solicitados para o trânsito internacional, principalmente os da imigração.
Consultar com o veterinário e Vigilância Sanitária
O cartão de vacina do seu cão ou gato deve estar atualizado e com a autorização do veterinário para viajar. A vacina antirrábica é obrigatória para cães com mais de 120 dias.
Dentre os exames realizados pelo veterinário (ele dará o certificado de saúde animal) e pelo serviço de Vigilância Sanitária do aeroporto, serão verificados a saúde do animal, a implantação de um microchip — o número do registro deve estar presente no cartão de vacina — e o resultado do exame antirrábico.
O seu pet apenas receberá o Certificado Zoossanitário Internacional (CZI) se passar em todas essas etapas.
Gostou dessas dicas de países pet friendly? Quer ficar por dentro de dicas e novidades e receber sempre conteúdos novos em seu e-mail? Então, assine a nossa newsletter!
muito bom o seu arigo
Que bom que gostou, Janete! 🙂